Dicas de Segurança

Solicite uma análise Grátis

40% OFF até 30/09. Promoção LIMITADA Sekron Digital a partir de R$99,00/mês

Enviando seus dados nós entraremos em contato com você.

Programa Vizinhança Solidária – Monitoramento de Alarme e Câmeras colaborativo

Conheça o Programa Vizinhança Solidária

 

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) realizou um levantamento com o número de homicídios praticados na cidade de São Paulo no primeiro trimestre de 2015 e o que se constata é um cenário desolador.

A cidade de São Paulo até o início de abril de 2015 registrou 1.130 assassinatos, com 38 dos 93 distritos mostrando taxas de homicídios superiores à média da cidade em 2014 – o equivalente a um aumento de 40% na incidência deste crime.

Os bairros localizados na zona central de São Paulo são os que apresentam os piores números, considerando as mortes em relação à população. No bairro da Sé, por exemplo, foram praticados 48,6 homicídios por 100 mil habitantes no ano passado, enquanto o distrito Santa Efigênia tem taxa de 38 mortes por 100 mil habitantes, seguido pelo Pari, com índice de 28,3 homicídios.

Se analisada as mortes em números absolutos a situação mais crítica é a do Campo Limpo, na zona sul paulistana. Nesse distrito, o índice em relação aos habitantes (consideravelmente menor que as dos bairros citados acima) ficou em 21,9, seguido de Parelheiros, Jardim Herculano e Jaçanã.

Esses dados evidenciam mais uma vez a falta de medidas que tanto se discutem politicamente em termos de segurança pública que não são aplicadas e que contribuem para o aumento da criminalidade: ausência de políticas relacionadas à habitação, falta de iluminação, inexistência de diálogo da população local com o Poder Público e escassez de projetos para implementação de serviços de infraestrutura em bairros com alta periculosidade.

Nesse ritmo, os números que já são considerados alarmantes, até o final de 2015 baterão recordes que pouco agregam para a biografia da cidade e para o sossego dos moradores. É nesse contexto que a Sekron Digital oferece aos seus clientes programas de segurança eletrônica colaborativa, como o Programa Vizinhança Solidária, em que residências ou empresas de uma mesma rua ou bairro integram seus sistemas de alarme e câmeras criando um ambiente seguro e altamente monitorado, reduzindo o número de ocorrências na região e, consequentemente, contribuindo para o país alcançar a média global de 6,2 de homicídios estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU) (hoje apenas 24 distritos paulistanos estão abaixo da média global).

Programa-Vizinhança-Solidária

O Programa Vizinhança Solidária consiste no monitoramento solidário de alarme e câmeras entre a vizinhança – seja uma rua, quarteirão ou bairro. O programa é viável desde que haja dois ou mais imóveis monitorados, conforme abaixo:

  • Cada imóvel participante do programa deve instalar um sistema de alarme independente, assim como câmeras para o monitoramento das vias públicas em frente ao seu imóvel
  • Todos os kits de alarme contam ainda com um controle remoto deve ser usado como botão de pânico, além da ativação/desativação do sistema. Dessa forma, é possível sinalizar uma situação de perigo no momento da abertura dos portões ou da abertura de sua empresa, por exemplo
  • Todas as câmeras instaladas serão públicas aos participantes do programa e à Central de Monitoramento Sekron Digital. Por exemplo: caso 30 imóveis participem no programa, qualquer um dos 30 participantes, assim como a Central de Monitoramento Sekron Digital, pode ter acesso às imagens das câmeras instaladas através de seu smartphone, tablet ou computador. É possível ainda distinguir as câmeras públicas e privadas, com o objetivo de manter a privacidade de cada participante
  • Caso haja o disparo do alarme em um dos locais cadastrados no programa, os procedimentos serão os seguintes:
    • E-mail é enviado a todos (ou pessoas previamente selecionadas) os participantes do programa informando o local e momento do disparo do alarme, assim como os sensores que detectaram a invasão
    • A Central de Monitoramento Sekron Digital toma os procedimentos pré-acordados com o cliente: ligações aos contatos de emergência, visualização das câmeras instaladas na vizinhança, etc.
    • No mesmo instante, a própria vizinhança – ciente do disparo de alarme em um dos imóveis próximos – pode analisar as imagens das câmeras da vizinhança através do Sekron Digital Mobile ou pelo Canal do Cliente Sekron Digital, e sinalizar caso haja suspeita de uma situação real de perigo
    • Caso seja detectada uma situação real de emergência, a Central de Monitoramento Sekron Digital aciona imediatamente a polícia

Para saber mais sobre os serviços oferecidos pela Sekron Digital e os produtos ideias para seu sistema de segurança eletrônica, entre em contato conosco e solicite uma análise de segurança grátis.

Francisco Figueiredo, Jornalista e Redator para a Sekron Digital

Palavras-chave: Programa Vizinhança solidária; acesso remoto; alarme; alarme monitorado; Brasil; celular; Canal do Cliente; Central de Monitoramento de Alarmes; Central de Monitoramento de Câmeras; CFTV; Circuito Fechado de TV; criminalidade; câmeras; empresa de alarme; empresa de câmeras; empresa de monitoramento de alarmes; empresa de monitoramento de câmeras; monitoramento comercial; monitoramento de alarmes; monitoramento de bairros; monitoramento colaborativo; monitoramento de ruas; monitoramento de câmeras; monitoramento de câmeras em cidades; monitoramento de vias públicas; monitoramento residencial; monitoramento solidário; polícia; polícia militar; Programa Vizinhança Solidária; segurança; segurança eletrônica; segurança pública; Sekron Digital Mobile; sistema de câmeras; sistema de monitoramento; sistema de segurança residencial; smartphone; SP; São Paulo; tablet; tecnologia; violência; visualização remota.

Solicite Orçamento

Enviando seus dados nós entraremos em contato com você.