Dicas de Segurança

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Portaria Virtual: Como funciona?

A portaria virtual é um sistema que trabalha via “telepresença” com profissionais de segurança, atuando de forma remota para a segurança e controle de acesso de edifícios e condomínios.

Com este sistema é possível substituir a figura do porteiro, já que a identificação da entrada é feita com uso de biometria e vídeo por profissionais alocados na Central de Monitoramento Sekron Digital, garantindo o acesso apenas de moradores cadastrados ou visitantes devidamente autorizados.

Além de abrir e fechar as portas e portões da garagem do edifício, os profissionais monitoram o condomínio 24h com sistemas de biometria, Câmeras de alta definição, sistemas de alarme para detectar possíveis intrusões e dispositivos de pânico silenciosos para garantir que situações de emergência sejam devidamente comunicadas à Central de Monitoramento.

A tecnologia da portaria virtual junto a Sekron Digital, com expertise em monitoramento e segurança, é uma solução altamente inovadora que une o útil ao agradável: consegue reduzir os custos e ainda aumentar substancialmente o nível de segurança dos condomínios.

Mas afinal, quais são os pontos positivos e pontos de atenção da portaria virtual?

Redução do custo de Condomínio: economia de até 50% em relação à portaria convencional devido à redução do número de funcionários e menores despesas administrativas

Trabalhista: a contratação da prestação de serviço da Portaria Segura elimina totalmente a exposição que condomínios tem em relação aos seus funcionários, reduzindo risco de ações trabalhistas que podem prejudicar a saúde financeira do condomínio.

Monitoramento das câmeras 24hrs: além do monitoramento contínuo das câmeras principais do Condomínio, qualquer entrada/saída do condomínio é acompanhada em tempo real pela Portaria Virtual, garantindo que qualquer anormalidade seja prontamente detectada pela Central de Monitoramento.

Facilidade de acesso através de biometria, com a possibilidade de utilização do “dedo de pânico” em situações de emergência.

Despersonificação do porteiro: o porteiro virtual não sabe de sua vida, seus costumes e horários.

Cadastro dos visitantes e prestadores de serviço: qualquer visitante ou prestador de serviço será cadastrado, com foto e informações pessoais. Dessa forma, todas as pessoas que já estiveram no condomínio estarão devidamente cadastradas.

Maior controle dos funcionários: acessos são controlados por dia / horário, limitando a entrada de funcionários e prestadores de serviço apenas nos períodos designados.

Registro da entrada e saída de todos os moradores, visitantes e funcionários do condomínio.

Todas as ligações e vídeos são gravados remotamente, permitindo auditoria e análise de qualquer situação ocorrida.

Gravação em nuvem: todas as imagens do condomínio são gravadas em nuvem, permitindo que as imagens sejam recuperadas em caso de qualquer incidente.

Sistema isento de absenteísmo (faltas, reposição, etc.).

Pontos de atenção

  • Projeto e planejamento: precisa ser feito por uma empresa competente com experiência em projetos de segurança e automatização. É fundamental que seja realizada uma análise completa de segurança para que sejam minimizadas as vulnerabilidades de segurança.
  • Engajamento dos moradores: Todos os moradores devem colaborar com as regras para que o sistema funcione corretamente. O sucesso da Projeto depende não apenas da tecnologia, mas também da correta utilização e operação dos seus usuários.
  • Zelador competente: é recomendável que o Condomínio mantenha sempre um funcionário para serviços gerais, como limpeza, recolhimento de encomendas e cartas em horário comercial, etc.
  • Gerador: é fundamental que o condomínio possua um gerador, ao menos para o sistema de segurança eletrônica e portões. Dessa forma, a operação do sistema não fica vulnerável em situações de falta de energia por longos períodos
  • Dualidade de internet: já ouviu o ditado “quem tem um, não tem nenhum”? Para a Portaria Virtual, é fundamental que o condomínio tenha dois links ativos, de operadoras diferentes. Dessa forma, caso haja problemas técnicos com a internet de uma operadora, o condomínio mantém a comunicação com a Central de Monitoramento através do link backup.

Principais dúvidas sobre portaria virtual:

O que acontece em caso de falta de energia?

O sistema de Portaria Virtual possui nobreak, equipamento que protege das oscilações da rede elétrica e, em caso de queda no fornecimento de energia elétrica, possui baterias para prolongar a utilização dos equipamentos conectados. Além disso, é indispensável que o condomínio possua gerador (ao menos para os equipamentos de segurança eletrônica e portões), garantindo que o sistema permaneça em funcionamento em situações de falta de energia por longos períodos.

Qual o procedimento se o prédio perder a conexão com a internet?

É fundamental que o condomínio tenha dois links ativos, de operadoras diferentes. Dessa forma, caso haja problemas técnicos com a internet de uma operadora, o condomínio mantém a comunicação com a Central de Monitoramento através do link backup.

Quem recebe prestadores de serviço do condomínio e correspondências?

Durante o horário comercial, o Zelador será o responsável por receber prestadores e correspondências. A Sekron Digital disponibiliza um telefone sem fio ao zelador de forma que ele possa atender aos prestadores de onde estiver, sem que atrapalhe seu dia a dia no condomínio.

A Portaria Virtual funciona em qualquer tamanho de prédio/fluxo?

Recomenda-se a utilização da portaria virtual em condomínios com até 60 apartamentos, evitando .

Meu portão quebrou. E agora?

A Sekron Digital possui SLA de atendimento de 60 minutos para casos emergenciais como a quebra do portão, mesmo em finais de semana, feriados ou madrugada.
Para todos os casos onde existir qualquer vulnerabilidade física no Condomínio, a Sekron enviará um vigilante para preservar o local e garantir a segurança até que os portões sejam devidamente consertados.

Qual o procedimento para receber entregas delivery?

O entregador deve chamar a portaria no equipamento instalado do lado externo do condomínio.
O operador virtual, por sua vez, comunicará o morador que deve se encaminhar até a portaria para receber a entrega.

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